quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Rota da Rainha Santa ou Caminho da Geira Romana.


A Geira Romana ( Via Nova ou Via VIII ) que ligava Bracara Augusta ( Braga ) e Asturica Augusta ( Astorga em Espanha ) foi inaugurada no século I DC. Utilizada durante a idade média como rota de peregrinação a Santiago de Compostela,começa em Braga, atravessa o Geres, penetrando em Espanha pela Portela do Homem e apanha a Via de La Plata em Ourense numa distância de cerca de 290 quilómetros.
A grande presença de vestígios da presença dos Templários e de muitas igrejas nesta zona atesta bem a importância que este Caminho terá tido em tempos distantes, sendo uma das peregrinas mais famosas a percorrer esta rota a Rainha Santa Isabel.
É um dos Caminho menos utilizado em Portugal. Raras são as indicações existentes, em termos de logística obriga a etapas longa e duras devido à inexistência de pontos de apoio ou de pernoita.
Como tal pode-se considerar um Caminho mais natural, com uma maior proximidade às dificuldades dos antigos peregrinos e com a grande vantagem de atravessar dois parques naturais.
Poderá ser uma boa alternativa a quem pretende uma peregrinação mais espiritual, em contacto com a natureza, longe das pressões comerciais e para um melhor auto-conhecimento testando os nossos limites.
Fiquei bastante entusiasmado com esta alternativa, quem sabe se um dia...!!!

Fonte: http://asnotasparaomeudiario.blogspot.pt/
Imagem: http://www.serradogeres.com/



7 comentários:

  1. Um caminho mais verdadeiro na aventura e na subsistência a que o peregrino se entrega sem, como diz, a envolvência económica e muito urbana. A ponderar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que a grande atractividade deste caminho é ainda ser pouco usado e genuíno para o peregrino que busca a verdadeira peregrinação.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Esperemos que não. Enquanto houver falta de infraestruturas de apoio é quase impossível haver uma massificação.

      Eliminar
  3. Na pewno trzeba tą rasę wziąć pod uwagę.

    ResponderEliminar
  4. Curiosamente saindo de Braga a minha opção foi completamente diferente, embora em Ulla seguisse até Santiago pelo Caminho Sanabrés.
    https://www.facebook.com/Caminho-SantiagoGeira-Romana-Cami%C3%B1o-Mi%C3%B1oto-Ribeiro-Cami%C3%B1o-Vreeiro-1133395373416262/

    ResponderEliminar
  5. Um Caminho diferente e uma aventura desafiante, certamente. Quem sabe...
    Grata pela partilha.

    ResponderEliminar