sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Variante Espiritual do Caminho Português



A Variante Espiritual (também conhecida pela Variante d'O Salnés) é um dos percursos mais pitorescos do Caminho. Faz parte do Caminho Português e é composto por três etapas.  Iniciou-se em 2011 e tem o grande atractivo de unir uma beleza incrível e uma história única: a origem de todos os Caminhos.

 
Primeira Etapa
​Pontevedra →Armenteira 23km

A Variante espiritual faz parte do Caminho Português e começa Pontevedra, na zona de Alba a escassos quilómetros do centro. Atravessa a cidade de Poio e dirige-se a Combarro, uma pitoresca cidade piscatória e que ninguém fica indiferente à sua beleza. A primeira etapa termina em Armenteira uma aldeia de montanha que alberga Mosteiro de Armenteira e que é de grande interesse datado de  1162. Oferece hospedaria aos peregrinos e neste local é possível assistir à missa ou à bênção do peregrino ás 19 horas.



​Segunda Etapa
Armenteira→Vilanova de Arousa 24 km

A segunda etapa vai desde Armenteira até Vilanova e é um trajecto de baixa dificuldade. Desde Armenteira a Pontearnelas o peregrino percorrerá uma das rotas mais belas: “Rota da Pedra e da Água” um lugar natural único que é percorrido à beira de um riacho, cercado por uma grande vegetação, árvores centenárias, moinhos antigos... é um enclave mágico. Depois dessa rota, o peregrino passa por Ribadumia para terminar o dia em Vilanova, uma cidade costeira onde suas praias e gastronomia encantam todos os peregrinos. 




Terceira etapa
Vilanova de Arousa→Pontecesures

Na última etapa embarcamos em Vilanova de Arousa para fazer a Rota Marítima. Navegando o rio Arosa e subindo o rio Ulla até chegar a Pontecesures, um maravilhoso passeio de aproximadamente uma hora.
Assim que chegar a Padrón, termina a Variante Espiritual que une o Caminho Tradicional Português, deixando apenas 25 km de  Santiago de Compostela.

Guia da Variante Espiritual

Fonte:
La Barca Del Peregrino
Albergue de Barcelos

1 comentário:

  1. Recomendo vivamente este troço, é fantástico em todas as suas vertentes, paisagem, dificuldade, e diferente visto a ultima etapa ser fekta maioritariamente de barco.

    ResponderEliminar