Na proximidade de Foncebadón, a 1.504 metros de altitude, levanta-se a Cruz de Ferro, um dos monumentos mais simples, porém um dos mais antigos e emblemáticos do Caminho. Sobre um monte de pedras eleva-se uma pequena Cruz de Ferro, presa no alto de um tronco de madeira com uns 5 metros de altura. A mesma fica localizada sobre o temido monte Irago, que serviu de passagem desde os primeiros peregrinos.
Os romanos utilizavam o monte como fronteira territorial, dando o nome de“monte de Mercúrio”. Era um marco divisório entre el Bierzo e a Maragatería. Posteriormente o eremita Gaucelmo, protetor dos peregrinos nesses locais difíceis, colocou uma cruz sobre esse morro para orientar os peregrinos nas épocas dos grandes nevões, dando assim um caracter religioso ao ancestral monumento cujo sentido se perde na antigüidade, escapando à nossa compreensão, pois, os romanos já tinham como tradição ao passar, deixavam uma pedra sobre o mesmo.
Segundo a lenda, a actual Cruz de Ferro substitui a primitiva, instalada sobre um altar romano dedicado a Mercúrio, Deus dos Caminhos. É um dos locais mais altos do caminho, o ponto máximo de 1.517 metros, encontra-se localizado um pouco depois.
Sobre aquele monte os peregrinos seguindo a tradição,deixam uma pedra para pedir proteção na sua viagem, mantendo a uma tradição milenar que se perde com o tempo.
O lugar é considerado místico e a Cruz de Ferro é um ponto mágico entre o céu e a terra.
Fonte: http://www.walterjorge.com/novo/
Fonte: http://www.walterjorge.com/novo/
Sem comentários:
Enviar um comentário