A Compostela |
Com a institucionalização e posterior importância social que a Peregrinação a Santiago foi ganhando ao longo dos tempos, tornou-se necessário encontrar uma forma de certificar que os peregrinos realmente tinham feito a caminhada até chegar ao túmulo do Apóstolo.
Inicialmente, a certificação era feita pela a atribuição da Vieira com as insígnias de Santiago (ainda hoje Símbolo do Caminho), mas rapidamente começaram a surgir falsificações.
Dada esta situação, no Sec. XIII os prelados compostelanos e o Papa, criaram a Carta Probatória e excomungaram todos os falsificadores.
A Carta Probatória deu depois lugar à Compostela, que é actualmente o documento oficial que certifica que o peregrino fez o Caminho de Santiago.
A Compostela é um Certificado emitido pela Igreja Compostelana com o carimbo e a assinatura do Secretário Capitular da Igreja Compostelana.
A Compostela só poderá ser obtida em Santiago de Compostela, na “Oficina de Acogida al Peregrino” (perto da Catedral) e será atribuída, pessoalmente, apenas a quem apresentar a sua Credencial do Peregrino devidamente carimbada, provando que fez os últimos 100 km do Caminho a pé ou a cavalo ou os últimos 200 km do Caminho de biciclete, e em dias consecutivos.
A Compostela para peregrinos sem fins religiosos. |
Por outro lado, o Caminho deverá também ter sido feito por “pietis causa”, seja ele o Espírito Cristão ou quaisquer outros motivos espirituais e de busca interior. Caso contrário, existe outro tipo de certificação que também se obtem no mesmo local.
Sem comentários:
Enviar um comentário