segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

São Pedro de Rates


São Pedro de Rates é uma freguesia do concelho da Póvoa do Varzim e situada no Caminho Português de Santiago.
Segundo reza a lenda, São Tiago terá visitado o nordeste da Península Ibérica no ano de 44 da nossa era. No decorrer da sua visita terá ordenado bispo São Pedro de Rates, tornando-se assim o primeiro bispo de Braga.
Existem duas versões sobre a sua morte. A primeira é que terá morrido numa tentativa de converter crentes da religião romana à cristã.
A outra versão é que São Pedro de Rates terá curado uma jovem princesa pagã de uma doença mortal e esta não só se converteu aos cristianismo como também fez votos de castidade.
Tal acto gerou a ira do pai da Princesa que condenou à morte quem tinha curado a filha. Sendo avisado, São Pedro de Rates refugiou-se em Rates, mas ao ser descoberto foi executado através de decapitação.
O santo foi sepultado nas ruínas de um pequeno templo que foi desaparecendo com o tempo.
Séculos mais tarde, o ermita São Félix retirou-se para o maior monte da Serra de Rates. Curioso por ver uma luz todas as noites a sair do monte, descobriu o corpo de São Pedro de Rates debaixo de um monte de pedras.


A descoberta do corpo terá dado origem à Igreja de São Pedro de Rates, onde esteve sepultado até ao ano de 1552, até ser transferido para a sé de Braga.
São Pedro de Rates ficou associado à fertilidade e à cura dos enfermos.
Existem duas fontes onde se crê que o Santo ia beber e que são procuradas por muitos devotos do santo.
Na fonte de Balazar dizem que o santo terá sido morto pelas costas enquanto bebia água. Existem duas marcas perto da fonte que supostamente foram feitas pelos joelhos de São Pedro de Rates e quem beber daquela água fica curado das enfermidades.
A outra fonte fica em Rates e segundo a crença popular tem efeitos curativos nos casos de infertilidade. Por esse motivo, no dia do Santo ( 26 de abril ), em muitas aldeias as mulheres grávidas não trabalham.

Fontes:
Wikipedia
Escritas e falares da nossa língua
Património Cultural

1 comentário:

  1. Essa fonte onde dizem que o Santo foi morto pelas costas, é conhecida em Balasar por fonte da Fontela. atualmente está soterrada.

    ResponderEliminar