sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Caminho Inglês e a sua história.


A história do Caminho Inglês começou a partir do Século XII. Em 1147 o túmulo do apostolo foi visitado por Cruzados Ingleses, Alemães e Flamengos. Estes Cruzados iam a caminho da Terra Santa e uma parte desta expedição ajudou D. Afonso Henriques na conquista de Lisboa que se iria tornar capital do reino. 
Existem vários relatos históricos sobre o Caminho Inglês, sendo um dos mais importantes o relato do monge Islandês Nicolas Bergsson. Na sua peregrinação a pé da Islândia até Roma, passou por Santiago e a mesma iria durar cerca de 5 anos, de 1154 a 1159.
Dois séculos depois, durante a "Guerra dos Cem Anos" que opôs a Inglaterra à França, os Britânicos chegavam a Santiago fazendo uma parte do percurso por barco, desembarcando já na Galiza. As ofertas ao Apostolo datadas do Século XIV e XV são provas desta rota.
Durante o reinado de Henrique VIII (1509 - 1547) esta rota caiu quase no esquecimentos durante séculos devido à ruptura que existiu com a Igreja Católica e o surgimento da Igreja Anglicana.
Aos poucos esta rota sem sido revitalizada tendo o seu inicio na cidade de A Coruña (75 km) ou em Ferrol (120 km) e é a única rota de começa e acaba na Galiza.
A Caminho Inglês poderá ser feito em 5 ou 6 etapas:
Etapa 1: Ferrol - Neda: 14 km (pode-se fazer juntamente com a Etapa 2)
Etapa 2: Neda - Pontedeume: 16 km
Etapa 3: Pontedeume - Betanzos: 21 km
Etapa 4: Betanzos - Hospital de Bruma: 28 km
Etapa 5: Hospital de Bruma - Sigueiro: 25 km
Etapa 6: Sigueiro - Santiago de Compostela: 17 km

Imagem: https://www.tee-travel.com